Muitas culturas utilizam a pimenta como amuletos da sorte, ou seja, contra as energias negativas uma vez que sua característica mais marcante, ser ardida e de coloração forte, afasta os maus espíritos, o mau olhado e a inveja.
Utilizada também em pratos culinários para realçar o sabor e, sobretudo, nos remédios caseiros para infecções pulmonares, vermes, dores de estômago, dentre outros. Além disso, os pés de pimenta plantados nas portas das casas simbolizam a proteção, a sorte e a prosperidade beneficiada pela presença da planta. Caso a planta morra, acredita-se que a energia estava muito carregada, tendo a pimenteira a característica de absorver o "olho gordo" e não deixar passar. Assim, seu poder simboliza a transformação da energia.
Não obstante, a pimenta, considerado um alimento com grande poder, é também muito utilizada na bruxaria, nos rituais e nas oferendas. Na Umbanda, a pimenta e considerada um alimento quente e, por isso, associado ao fogo e utilizado por alguns mentores espirituais, como Preto Velho e o Exu, com o intuito de renovação espiritual e limpeza de energias.
Símbolo da Sexualidade
Por ser de coloração forte, viva e possuir ardor incomparável, a pimenta muitas vezes está associada aos desejos carnais, uma vez que a expressão "picante" denota o prazer, quente, o excitante e o provocante na relação. A demais, a maioria dos formatos são pontiagudos o que de certa maneira, está associado ao falo, órgão reprodutor masculino.
A tatuagem de pimenta pode ter outros significados, como sorte e prosperidade, bons relacionamentos amorosos,estar ligada ao bom humor, por ser um alimento que libera endorfinas, apenas estética etc.
Tatuagens de pimenta como símbolo dos benefícios para a saúde
Ao contrário do que muitos pensam, a pimenta faz bem à saúde em vários sentidos, tais como: proteção da parede do estômago, expectoração, prevenção de infartos, redução do colesterol, descongestionamento nasal, além de ser antioxidante e analgésica. Por isso, muitas pessoas optam por tatuar pimentas para proteger sua saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário